O currículo da Educação de Jovens e Adultos e a formação dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1300Palavras-chave:
Currículo. Educadores e Educandos da EJA. Território.Resumo
Este artigo tem como tema o currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Nosso intuito é compreender como o currículo pode legitimar os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes, no município de Camaçari-BA. O objetivo geral é apreender as relações entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes, professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e gestores/as da EJA de escolas da rede municipal. Metologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da EJA. Os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas nos programas de formação continuada dos/as profissionais da EJA no território.
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