Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1293

Palavras-chave:

Práticas Colaborativas, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento.

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Biografia do Autor

Carmel Reis Barros, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Atualmente é professora de educação inclusiva da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari

Graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora do PPGEnsino na Universidade do Vale do Taquari. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão – GEPI/UNISINOS e do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento – CEM.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Barros, C. R., & Hattge, M. D. (2022). Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos. Retratos Da Escola, 15(33), 997–1012. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1293