A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1288

Palavras-chave:

Educação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.

Resumo

O presente artigo tem como centralidade a discussão de processos de educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil, fundamentando-se, teórica e metodologicamente, em princípios da pesquisa-formação. No desenvolvimento da pesquisa, parte das professoras mencionou a realização de algumas práticas musicais junto à infância. Contudo, elas ressaltaram que estas foram ampliadas e aprofundadas a partir da pesquisa-formação e pelos conhecimentos mobilizados no grupo. Ressalta-se ainda que as professoras estiveram engajadas em todo o processo, refletindo sobre suas práticas musicais junto à infância, por meio de experiências musicais e vocais vividas e problematizadas no espaço escolar. Como resultados, é importante destacar que as professoras mencionadas previamente estiveram mais envolvidas com a produção musical de suas próprias vozes e a de seus alunos e buscaram desenvolver práticas músico-vocais em sala de aula de educação infantil, baseadas nos cuidados da voz na infância e nas possibilidades musicais que decorrem de repertórios cantados, promovendo educação musical no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Música-Licenciatura Plena e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição, na Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes; e, bolsista Demanda Social (DS) - CAPES. É integrante do Grupo de Pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, desde 2014.

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação. Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia
pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do CNPQ, consultor ad-doc e membro GT 24 da ANPED. É membro dos conselhos editorias da Revista da ABEM, da OPUS, da ARJ e da Revista Educação (UFSM).

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Tomazi, A. C. S. R., & Bellochio, C. R. (2021). A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil. Retratos Da Escola, 15(32), 565–580. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1288