A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1288Palavras-chave:
Educação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.Resumo
O presente artigo tem como centralidade a discussão de processos de educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil, fundamentando-se, teórica e metodologicamente, em princípios da pesquisa-formação. No desenvolvimento da pesquisa, parte das professoras mencionou a realização de algumas práticas musicais junto à infância. Contudo, elas ressaltaram que estas foram ampliadas e aprofundadas a partir da pesquisa-formação e pelos conhecimentos mobilizados no grupo. Ressalta-se ainda que as professoras estiveram engajadas em todo o processo, refletindo sobre suas práticas musicais junto à infância, por meio de experiências musicais e vocais vividas e problematizadas no espaço escolar. Como resultados, é importante destacar que as professoras mencionadas previamente estiveram mais envolvidas com a produção musical de suas próprias vozes e a de seus alunos e buscaram desenvolver práticas músico-vocais em sala de aula de educação infantil, baseadas nos cuidados da voz na infância e nas possibilidades musicais que decorrem de repertórios cantados, promovendo educação musical no contexto escolar.
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