Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação

uma investigação em municípios do Ceará

Autores

  • Anderson Gonçalves Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Esmeraldina Januário de Sousa Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0535-7394
  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1274

Palavras-chave:

Gestão escolar, Avaliação em larga escala, Ceará

Resumo

O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência.

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Biografia do Autor

Anderson Gonçalves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é  Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.  É membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Esmeraldina Januário de Sousa, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

 Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora e supervisora escolar da Rede Pública Municipal de Fortaleza e membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

Costa, A. G., Sousa, E. J. de, Vidal, E. M., & Vieira, S. L. (2022). Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará. Retratos Da Escola, 15(33), 959–972. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1274