Profissionalização docente, internacionalização da educação e os desafios do mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1259

Palavras-chave:

Formação docente. Trabalho docente. Política educacional. Internacionalização da educação. Educação e trabalho.

Resumo

A formação docente tem sido submetida a reformas visando a superação de seus limites quanto à relação entre teoria e prática profissional. O presente artigo apresenta a temática a partir da Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica, considerando os argumentos sobre profissionalização, mundo do trabalho, produção de conhecimento e experiências internacionais de formação docente. Destaca-se que esse processo não está dissociado da profissionalização dos discentes, mesmo em contextos não específicos de educação profissional e tecnológica.

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Biografia do Autor

Sueli Soares dos Santos Batista, CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS-Fatec Jundiaí) e o Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica vinculado à pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho. Coordena projeto de pesquisa sobre internacionalização da educação profissional e tecnológica financiado pela Fapesp (Processo 2018/03106-8).

Emerson Freire, CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica. Interessa-se pelas relações sociotécnicas produzidas no âmbito das produções artísticas que tematizam ou operam com as tecnologias contemporâneas, tendo artigos publicados e participado em eventos nacionais e internacionais sobre o assunto.

Darlan Marcelo Delgado, CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Possui Pós-Doutorado em Educação (2015) realizado no Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Doutor em Educação Escolar (2010) e Mestre em Educação (2002) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara-SP (FCL/Ar). É Bacharel em Ciências Econômicas (1998) pela Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP (FEA-RP) e Licenciado em Matemática (2012) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atualmente é Professor de Nível Superior III, em Regime de Dedicação Exclusiva, no Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" (CEETEPS), trabalhando na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional - e na Faculdade de Tecnologia de Mococa - SP (FATEC Mococa). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa "Teoria Crítica e Educação - UFSCar" desde 2013. Tem realizado pesquisas na área de Política Educacional e Gestão Educacional e suas articulações com a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; Política da Educação Profissional; Política e Gestão Educacional.

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

Batista, S. S. dos S., Freire, E., & Delgado, D. M. (2021). Profissionalização docente, internacionalização da educação e os desafios do mundo do trabalho. Retratos Da Escola, 15(31), 65–78. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1259

Edição

Seção

Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional