Políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre o ideal e o real
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1245Palavras-chave:
Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Políticas Públicas de EJA. Garantia de direitos.Resumo
O presente artigo analisa as políticas públicas destinadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA, a partir de investigação realizada no Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos MPEJA – UNEB. Teve-se como problemática desenvolver, em colaboração com estudantes egressos/as dos programas de alfabetização e outros/as colaboradores/as, ações que contribuíssem com a implantação da EJA no município de Souto Soares- BA, visando assegurar a continuidade dos estudos. Empregou-se uma abordagem qualitativa no estudo, tendo como base teórica-metodológica a pesquisa colaborativa. Como considerações, ressalta-se que a falta de articulação e colaboração efetiva entre os sistemas de ensino estaduais e municipais e as iniciativas das organizações sociais representa um obstáculo à permanência e progressão escolar e que, mesmo diante da privação de direitos, os sujeitos da EJA utilizam estratégias e táticas para enfrentar os contínuos e constantes mecanismos que negam seus direitos.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia & GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, edição 2005. (Apresentação p. 7-19)
BISPO. Sônia Vieira de Souza. Políticas públicas de EJA no município de Souto Soares-Bahia: uma luta colaborativa pela continuidade dos estudos de jovens e adultos no âmbito da Educação Básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNN/CEB 11/2000: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Câmara de Educação Básica, 2000.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FARIA, Edite Maria da Silva de. Panorama das políticas e propostas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil: fronteira entre o instituído e o instituinte. In: JEFFREY, Debora Cristina (Org.). A Educação de Jovens e Adultos: questões atuais. 1 ed. Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 103-121.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Petrópolis, 2001.
HADDAD, Sérgio. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.
HADDAD, Sérgio & DI PIERRO, Maria Clara. Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos - EJA: um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Global, 2009.
PAIVA, Jane; MACHADO, Maria Margarida & IRELAND, Timothy. Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea, 1996-2004. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2006.
PRESTES, Emília Maria da Trindade. A relação entre educação e desenvolvimento na América Latina e Caribe e o discurso da VI Confintea. In: TEODORO, António & JESINE, Edineide (Org.). Movimentos educacionais e educação de adultos na Ibero-América: lutas e desafios. Brasília: Liber Livro, 2011.
ROCHA, José Claudio. Políticas Públicas: uma proposta para discussão. In: SANTOS, Luís Carlos dos; SOUSA, Leliana Santos de & MENEZES, Ana Maria Ferreira (Orgs.). Políticas e Gestão Públicas no século XXI: perspectivas, estratégias e impactos nas esferas estatais. Salvador: EDUNEB, 2014. p. 177-204.
UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre a Educação de Adultos e Plano de Ação para o Futuro. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, 14-18/jul., 1997.