Agenda política global: invisibilidade do analfabetismo e desinvestimento na alfabetização de adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1231

Palavras-chave:

Políticas educativas. Educação de adultos. Analfabetismo. Alfabetização de adultos.

Resumo

Analisam-se as orientações políticas da UNESCO e da União Europeia para compreender a sua influência nas políticas públicas de educação de adultos, em Portugal. Os dados empíricos, provenientes de uma investigação qualitativa no âmbito das Ciências da Educação, resultaram de recolha documental sobre as orientações políticas e de estatísticas oficiais. As orientações políticas contribuíram para a emergência da política educativa global, com consequência na progressiva invisibilidade do analfabetismo e no desinvestimento em políticas públicas de alfabetização de adultos.

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Biografia do Autor

Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, UIDEF

Cármen Cavaco tem doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Adultos. É docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa| UIDEF nos seguintes domínios: adultos não escolarizados e adultos pouco escolarizados, formação experiencial, políticas públicas de educação e formação de adultos pouco escolarizados e não escolarizados, reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e método biográfico. Tem livros e artigos científicos publicados sobre estes temas, em Portugal e no estrangeiro. É membro de várias redes de investigação (ADMEE-Europe, REDFORD, Experice) e de sociedades científicas (AFIRSE Portugal, ADMEE-Europe, SPCE).

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Cavaco, C. (2021). Agenda política global: invisibilidade do analfabetismo e desinvestimento na alfabetização de adultos. Retratos Da Escola, 15(32), 289–303. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1231

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas