Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1223

Palavras-chave:

Privatização da gestão educacional. Plataformas Digitais. Google for Education.

Resumo

Neste artigo analisamos a adoção de ferramentas digitais por sistemas estaduais públicos de ensino, compreendendo tal ação como uma forma de privatização da gestão da educação básica. A partir dos dados da pesquisa Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública, financiada pela FAPESP (processo 2019/12230-7) e de consultas ao site Educação e Coronavírus, encontramos a presença da plataforma Google For Education nas redes estaduais de ensino com crescimento de 150% do período de 2005-2018 para 2020, mostrando a capilaridade desta plataforma nas redes educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotada no Setor de Educação, Departamento de Administração e Planejamento Educacional (DEPLAE). Pesquisadora da área de políticas educaconais.

Referências

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 45-53, jan.-jun., 2011.

ADRIÃO, Theresa Maria Freitas de; GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 25, n. 50, p. 435-452, set.-dez., 2015.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. 7 ed. São Paulo: Boitempo, 1999.

BELFIELD, Clive; LEVIN, Henry. Education Privatization: causes, consequences, and Planning Implications. Paris: UNESCO, 2002. p. 5-79.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Trad. Nathanael Caixeiro. Rio de Janeiro Zahar Editores, 1981.

BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 545-562, set.-dez., 2011.

CAETANO, Maria Raquel. A Base Nacional Comum Curricular e os sujeitos que direcionam a política educacional brasileira. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 19, n. 2, p. 132-141, 2019.

CARVALHO, André Simplício. A técnica logística no toyotismo: uma aproximação geográfica do just-in-time. GEOUSP Espaço e Tempo, [Online], v. 21, n. 1, p. 32-47, 2017.

COSTA, Marilda. Terceiro Setor, Teoria das organizações e qualidade na educação. Perspectiva. Florianópolis, v. 30, n. 3, p. 1011-1044, set.-dez., 2012.

FERRETTI, Celso João. As mudanças no mundo do trabalho e a qualidade da educação. In.: MARKET, Werner (Org.). Trabalho, Qualificação e politecnia. Campinas: Papirus, 1995.

FOSTER, John Bellamy. The Financialization of Capital and the Crisis. Monthly Reviewan Independent Socialist Magazine, v. 59, n. 11, s/p, abr. 2008.

GARCIA, Teise. A gestão escolar no contexto da privatização na educação básica. RPGE-Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 3, p. 1355-1376, dez., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12232/7966 - Acesso em: 7 de nov. 2020

GENTILI, Pablo; SILVA, Tomas Tadeu da. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. Petrópolis: Vozes, 1994.

GOOGLE. Ajuda do administrador do Google Workspace. Suporte Google, 2020a. Disponível em: https://support.google.com/a/answer/134628 - Acesso em 7 nov. 2020a.

GOOGLE. Ajuda do Google para Organizações sem fins lucrativos. Suporte Google, 2020b. Disponível em: https://support.google.com/nonprofits/answer/3215869?hl=en – Acesso em 7 de nov. 2020

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 18 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, Estado e regulação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, dez., 2010.

LABIDI, Sofiani. Google! O Imparcial. Bastidores, São Luiz do Maranhão, 10 de mai., 2019. Disponível em: https://oimparcial.com.br/colunas/sofiani-labidi/google/ - Acesso em: 7 de nov. de 2020.

LIMA, Licínio Carlos. Modernização, racionalização e optimização: perspectivas neo-taylorianas na organização e administração da educação. Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n. 14, p. 119-139, jan. 1994.

LOJKINE, Jean. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 1995.

LÖWY, Michel. A teoria do desenvolvimento desigual e combinado. Revista outubro, ed. 1, n. 6, 1998.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Qualidade Total na educação: questões relativas ao processo de trabalho e à gestão da escola. In: FIDALGO, Fernando Selmar; MACHADO, Lucília. Controle da Qualidade Total: uma nova pedagogia do capital. Belo Horizonte: Movimento de Cultura Marxista, 1996.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 132, p.625-646 jul.-set., 2015.

OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; BALDUÍNO, Maria Aparecida Canale. Projeto Jovem do Futuro: uma tecnologia do Instituto Unibanco para gestão de escolas públicas de Ensino Médio. Educação: Teoria e prática, Rio Claro, v. 25, n. 50, p. 547-561, set.-dez., 2015. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/issue/view/1017 - Acesso em 7 de nov. 2020.

OLIVEIRA, Fabiana. Escolas na mira das corporações da internet. Outras Palavras. São Paulo, s/p., 4 de jun. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/escolas-na-mira-das-corporacoes-da-internet/ - Acesso em 7 de nov. 2020.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: PNAD. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Anual/Acesso_Internet_Televisao_e_Posse_Telefone_Movel_2018/Analise_dos_resultados_TIC_2018.pdf - Acesso em 7 de nov. 2020

PARO, Vitor. Parem de preparar para o trabalho! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETI, Celso João et al. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.

POWLES, Júlia. Google and Microsoft have made a pact to prospect surveillance capitalism. The Guardian. News, may., 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2016/may/02/google-microsoft-pact-antitrust-surveillance-capitalism - Acesso em 7 nov. 2020.

SCHILLER, Dan. Internet y los negócios. In.: c@ambio:19 ensayos fundamentales sobre cómo internet está cambiando nuestras vidas. s/d. p. 257-283. Disponível em: https://www.bbvaopenmind.com/wp-content/uploads/2014/01/BBVA-OpenMind-libro-Cambio-19-ensayos-fundamentales-sobre-c%C3%B3mo-internet-est%C3%A1-cambiando-nuestras-vidas-Tecnolog%C3%ADa-Interent-Innovaci%C3%B3n.pdf - Acesso em: 7 de nov. 2020.

SCHILLER, Dan. Digital Capitalism: Networking the Global Market System., Cambridge: MIT Press, 1999, 294 p.

SILVA, José Carlos Teixeira da. Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Revista Produção, v. 13, n. 1, p. 50-63, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prod/v13n1/v13n1a05.pdf - Acesso em 16 de out. 2020.

SCASSERA, Sofía; SAI, Leonardo Fabián. La cuestión de los datos: Plusvalía de vida, bienes comunes y Estados inteligentes. Buenos Aires: Fundación Friedrich Ebert, jun. 2020. p. 1-20. Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/argentinien/16371.pdf - Acesso em 7 de nov. 2020

VENCO, Selma. PRECARIEDADES: desdobramentos da Nova Gestão Pública no trabalho docente. Crítica e Sociedade, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 72-90, nov., 2016.

ZUBOFF, Shoshana. Big Other: Surveillance Capitalism and the Prospects of an Information Civilization. Journal of Information Technology, n. 30, p. 75–89, 2015.

ZUIN, Vânia Gomes; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A formação no tempo e no espaço da internet das coisas. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 136, p. 757-773, jul.-set., 2016.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Adrião, T., & Domiciano, C. A. (2021). Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais. Retratos Da Escola, 14(30), 668–684. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1223