Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?

Autores

  • Marilia Gouvea de Miranda Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1210

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Neoconservadorismo, Negacionismo científico, Educação escolar.

Resumo

O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Nelson C. PEC 241: a “morte” do PNE (2014-2014) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 32, n.3, p. 653-673, set./dez. 2016.

APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o Novo Regime Fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 209-224, ago. 2020.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DATAFOLHA. 59% acreditam na evolução entre as espécies, sob o comando de Deus. Folha de São Paulo, São Paulo, n. 29.584, 2 abr. 2010.

DIETHELM, Pascal.; MCKEE, Martin. Denialism: what is it and how should scientists respond? The European Journal of Public Health, Oxford, v. 19, n. 1, p. 2-4, 2009.

DOURADO, Luiz Fernandes. Estado, educação e democracia no Brasil: retrocessos e resistências. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, e0224639, 2019.

DUMÉNIL, Gerárd.; LÉVY Dominique. A crise do neoliberalismo. São Paulo: Boitempo, 2014.

GARCIA, Rafael. 7% dos brasileiros afirmam que a terra é plana, mostra pesquisa. Folha de São Paulo, São Paulo, Ciência, 14/07/2019.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Cia das Letras, 1994.

IANNI, Octávio. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

KLEIN, Naomi. Capitalismo e coronavírus: “O choque é o próprio vírus”. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/597194-naomi-klein-capitalismo-e-coronavirus-o-choque-e-o-proprio-virus. Acesso em 05/04/2020.

MIRANDA, Marília G. de. O neoliberalismo como ofensiva neoconservadora à educação brasileira. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 1-15, 2020.

NOGUEIRA, Salvador. Um em cada quatro brasileiros diz que pouso lunar é mentira. Folha de São Paulo, São Paulo, 16/07/2019. Ciência. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/um-em-cada-quatro-brasileiros-diz-que-pouso-lunar-e-mentira.shtml

PAOLILLO, John. C. The Flat Earth phenomenon on YouTube. First Monday, Chicago, v. 23, n, 12, 3th December 2018. Disponível em: https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/download/8251/7693

PAULANI, Leda M. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005.

ROCHEL DE CAMARGO Jr., Kenneth; MEDINA COELI, Claudia. A difícil tarefa de informar em meio a uma pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, e300203, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/physis/v30n2/0103-7331-physis-30-02-e300203.pdf

SAAD FILHO, Alfredo. Trump, Johnson, and Bolsonaro in the Swamp. The Bullet, Canadá, Public Good, 20 de julho de 2020. Disponível em: https://socialistproject.ca/2020/07/trump-johnson-bolsonaro-the-swamp/

SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. São Paulo, Boitempo, 2018.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Miranda, M. G. de. (2021). Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?. Retratos Da Escola, 14(30), 688–699. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1210