Gênero, sexualidade e currículo oculto em disputa: reflexões sobre a denúncia sofrida pelo NGS do Ifes- Vitória
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1202Palavras-chave:
Sexualidade, Gênero, Currículo Oculto, LGBTfobia, Educação.Resumo
Este trabalho tem o intuito de discutir e compreender as motivações e o conteúdo da denúncia sofrida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Diversidade Sexual – NGS, em função do conteúdo do curso ‘Cidadania, Gênero e Raça na Sociedade Contemporânea’, ofertado pelo Núcleo, no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, câmpus Vitória. Pretende-se também analisar os esclarecimentos prestados pelo NGS. Para tanto, utiliza-se como suporte teórico o conceito de currículo oculto de Silva, a discussão sobre gênero e sexualidade de Foucault, a discussão de gênero e sexualidade na escola de Louro e documentos oficiais que regem a educação brasileira. Para a análise, utilizou-se o método comparativo de dados, bem como a realização de uma entrevista semiestruturada. Por fim, aponta-se a falta de suporte teórico na denúncia e uma tentativa de silenciar os estudos de gênero e sexualidade no curso em questão.Downloads
Referências
BRASIL. CNE/SEB. Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 10 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 10 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acessado em: 15 jan. 2020.
FACHIN, Odília. Fundamentos da Metodologia. 5. Ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2005.
FERREIRA, Dimas Enéas Soares. Quando a resistência é o que nos resta. In: BARBOSA, João Paulo Silva (Org.). Gêneros socioafetivo: do sexismo às práticas discursivas insurgentes. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 123-138.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. 13. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1999.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2011.
IFES. DIRETORIA GERAL. Portaria nº 512, de 11 de junho de 2019. Estabelece regulamentação Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Diversidade Sexual. Vitória, 2019a. Disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/FC2DB381DA8EDAF7AF2222E72F2AEF7C?inline. Acessado em: 12 jul. 2021.
IFES. DIRETORIA DE EXTENSÃO. Edital Direx nº 06/2019, de 13 de agosto de 2019. Processo seletivo simplificado para o curso cidadania, gênero e raça na sociedade contemporânea. Vitória, 2019b. Disponível em: https://vitoria.ifes.edu.br/images/stories/Edital_curso_cidadania_genero_raca.pdf. Acessado em: 14 jan. 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. Ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2003.
MELLO, Luiz et al. Para além de um kit anti-homofobia: políticas públicas de educação para a população LGBT no Brasil. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, Natal, v. 6, n. 07, p. 99-122, nov. 2012.
MOTT, Luiz et al. Mortes Violentas de LGBT no Brasil: Relatório 2017. Grupo Gay da Bahia. Salvador: Wordpress. 2017. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2017/12/relatorio-2081.pdf. Acessado em: 08 nov. 2019.
SCHIBELINSKI, Diego. “Isso é coisa do capeta!”: o papel da “ideologia de gênero” no atual projeto político de poder. Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 28, p. 15-38, 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2009.
SUETH, José Cândido Rifan et al. A Trajetória de 100 Anos dos Eternos Titãs: da escola de aprendizes artífices ao instituto federal. Vitória: Ifes e Bios Editoração, 2009.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.