Desenho universal para aprendizagem na EB: o que dizem as produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1184Palavras-chave:
Desenho Universal para a Aprendizagem. Ensino. Inclusão.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade do Desenho Universal para a Aprendizagem na Educação Básica brasileira, a partir de produções científicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o recorte entre 2015 e 2019, com a palavra-chave Desenho Universal para a Aprendizagem, na base de dados Google Acadêmico. Assim, 15 estudos foram selecionados e analisados a partir de três categorias de análise. Os resultados apontaram que as práticas realizadas foram ações pontuais, a maioria com resultados positivos, e mostraram a possibilidade de aplicar os princípios.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rita de Cássia Gomes de Oliveira. Desenho Universal e Tecnologia Assistiva: Implementação de atividades pedagógicas para aluna com paralisia cerebral em classe comum. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. Desenho Universal para a Aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 24, n. 1, p. 143-160, mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100143&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 nov.2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.
CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. 2018. Disponível em: http://udlguidelines.cast.org. Acesso em: 04 dez. 2019.
COSTA, Elisangela Luz da. Desenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestório. 2018. 340 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2018.
CRUZ, Mara Monteiro; NASCIMENTO, Fabiana Ferreira. Acessibilidade ao currículo através do uso do computador para estudantes com Autismo. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 4. n. 1. jan.-abr. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/30041. Acesso em: 18 jan. 2020.
FONSECA, Maria Fernanda Batista Coelho. Análise dos Estilos de aprendizagem de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade e Desenvolvimento Típico. 2016. 89 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.
FUNARI, Catiucia Anselmo et al. Desenho Universal de Aprendizagem e Micro Aulas no Estágio Supervisionado de Química: aprendizagens de Desafios. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8., 2016, Universidade Federal do Pampa. Trabalhos. Disponível em: http://200.132.146.161/index.php/siepe/article/view/19320. Acesso em: 18 jan. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Altas 2008.
GONÇALVES, Uilson Tuiti de Vargas. Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de ciências da natureza na perspectiva inclusiva. 2019. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2019.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: uma pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. spe, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
MARINHO, Fernando et al. Desenho Universal para a Aprendizagem: criação e validação de um livro digital acessível. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 29., 2018. Trabalhos. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8178. Acesso em: 04 mar. 2020.
MOURA, Rosemary Barbosa da Silva. As singularidades dos estilos de aprendizagem: a heterogeneidade que potencializa o aprender. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.
OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva; MUNSTER, Mey de Abreu van; GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática da literatura internacional. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 675-690, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400675&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 nov. 2020.
PACHECO, Débora Pimentel. O ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultos. 2017. 220 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2017.
PACHECO, Elisete Freire. Inclusão de deficiente visual no ensino da física com o uso de Desenho Universal para a Aprendizagem. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019.
PAULINO, Vanessa Cristina. Efeitos do Coensino na mediação pedagógica para estudantes com cegueira congênita. 2017. 206 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
PEREIRA, Dyego Anderson da Silva. Super trunfo geográfico: rios brasileiros. 2019. Disponível em: https://monografias.ufs.br/handle/riufs/12507. Acesso em: 18 jan. 2020.
PEREIRA, Samara de Oliveira. Desenho Universal para a Aprendizagem como possibilidade para o ensino de química a estudantes com Síndrome de Down. 2019. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2019.
PRAIS, Jaqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências humanas, v. 18, n. 4, p. 414-423, 2017. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/4086. Acesso em: 12 mai. 2020.
RIBEIRO, Gláucia Roxo de Paiva Souza. Possibilidades e limitações do uso do Desenho Universal para a Aprendizagem em uma unidade didática. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
ROQUEJANI, Ticiana Couto. O ensino de geografia com adequações curriculares em salas inclusivas do ensino fundamental - anos finais. 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.
ROSALEN, Patrícia Cristina. Práticas colaborativas no trabalho com alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE): O cotidiano de uma escola polo. 2019. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.
SANTOS, Katiane Pereira; PRAIS, Jaqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina. Análise de uma experiência de trabalho colaborativo junto a professoras alfabetizadoras com base no desenho universal para aprendizagem. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 18., 2019, Universidade Estadual de Londrina. Trabalhos. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais/2019/indice-de-eixos/4.-educacao-inclusiva.php. Acesso em: 18 jan. 2020.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.