A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1128

Palavras-chave:

Funções orgânicas, Meio Ambiente, Sequência Didática, Ensino de Química.

Resumo

O trabalho objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos três momentos pedagógicos (TMP), no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre os conteúdos de  funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. A pesquisa demonstrou que a aplicação da SD facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos químicos, contextualizando-os com um problema socioambiental. Pode-se inferir que a SD fundamentada nos TMP pode ser utilizada por professores dentro da disciplina de química, visto que ela é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Espedito Diniz, IFRN

Pós-Graduando em Ensino de Química (FARESE), Licenciado em Química (IFRN, Campus Pau dos Ferros).

Clécio Danilo Dias da Silva, UFRN

Doutorando em Sistemática e Evolução (UFRN), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN), Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN), Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN); Licenciado em Ciências Biológicas (UNIFACEX).

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, IFRN

Doutora em Química (UFC), Mestre em Química (UFC), Licenciada em Química. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros. 

Daniele Bezerra dos Santos, IFRN

Doutora em Psicobiologia (UFRN), Mestre em Ecologia (UFRN), Licenciada em Ciências Biológicas. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros. 

 

Referências

ALBUQUERQUE, Bráulio Alves de. Momentos pedagógicos para o ensino de ácidos graxos e gorduras na educação de jovens e adultos. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

ALBUQUERQUE, Bráulio Alves de; BARROSO, Marcia Teixeira; BATISTA, Ivanira Sales. Três momentos pedagógicos para o ensino de ácidos graxos e gorduras, na educação de jovens e adultos. Enseñanza de las ciencias, n. extraordinário, p. 5091-5096, 2017.

ALCÂNTARA, Viviane. Importância das atividades de campo no ensino da geografia e na educação ambiental no desenvolvimento consciência crítica do aluno. Uso Público em Unidades de Conservação, v. 3, n. 7, p. 85-92, 2015.

ÁVILA, Simone Garcia de; MATOS, Jivaldo do Rosário. Compostos coloridos do ferro: uma proposta de experimentação utilizando materiais de baixo custo. Educación química, v. 28, n. 4, p. 254-261, 2017.

BENEDICTO, Erik Ceschini Panighel. Humor no Ensino de Química. 110 f. Dissertação (Mestrado em Química Analítica e Inorgânica). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

BINSFELD, Silvia Cristina; AUTH, Milton Antonio; MACÊDO, Aline Pereira. A Química Orgânica no Ensino Médio: evidências e orientações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013. Atas do ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo: ABRAPEC, 2013.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 02 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006, v. 2, 135 p.

CASTRO, Bruna Jamila; COSTA, Priscila. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-37, 2011.

CASTRO, Eder Alonso.; PAIVA, Fernando Marcondes.; SILVA, Allan Marques. Aprendizagem em Química: desafios da Educação Básica. Revista Nova Paideia, v. 1, n. 1, p. 73-88, 2019.

CAVALCANTE, Keoma Lima; DE SOUZA ASSAI, Natany Dayani; DELAMUTA, Beatriz Haas. Uma proposta de sequência didática utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino de cinética química. Revista diálogo e interação, v. 12, n. 1, p. 173-190, 2018.

DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora para o ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné-Bissau. 1982. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIAS, Priscila Franco. O tema água no ensino de ciências: uma proposta didático-pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e Matemática), Universidade Federal De Uberlândia, Minas Gerais, 2016.

DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo. et al. Abordando o sistema respiratório em uma perspectiva dos três momentos pedagógicos. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 16, n. 1, p. 29-43, 2018.

DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo. et al. Aprendendo sobre o corpo humano: contribuições do pibid para o ensino de ciências. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 14, n. 1, p. 17-30, 2016.

DINIZ, Francisco. Espedito et al. Análise das concepções alternativas dos estudantes de Ensino Médio sobre as funções orgânicas e suas relações com o meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 5, n. 16, p. 1-13, 2020.

FERREIRA, Priscila Alves; PEREIRA, Ademir Souza. O ensino de polímeros por meio dos três momentos pedagógicos. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 2, p.87-97, 2018.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIACOMINI, Alexandre; MUENCHEN, Cristiane. Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n., 2, p. 339-355, 2015.

GOMES, Clícia Azeredo et al. Uso de metodologias problematizadoras em aulas de química: uma proposta na formação inicial. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.4, n.1, p: 116-132, 2017.

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. 88 p.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEÃO, Marcelo Franco et al. O filme como estratégia de ensino para promover os estudos de química analítica e a investigação científica. Revista destaques acadêmicos, v. 5, n. 4, p.95-103, 2013.

LEFF, Henrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

LIMA, Rafaela Cristina dos Santos. Uma sequência didática contextualizada para o estudo de funções orgânicas oxigenadas.2018. 159f. Dissertação (em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

LIMA, Tathyane Oliveira. et al. Uma vivência fundamentada nos três momentos pedagógicos no ensino de funções orgânicas. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v.3, n.1, p.14-26, 2019.

MARTINS, Henrique Thiago. Metodologia qualitativa de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

MENDES, Abinadabis; SANTANA, Genilson; JÚNIOR, Erasmo Pessoa. O uso do software PhEt como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química. Revista Areté, v. 8, n. 16, p. 52-60, 2017.

MORAES, Roque. Apreender em rede na educação em Ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.

MORAIS, Marta Bouissou; PAIVA, Mário Henrique Andrade de. Ciências – ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

MOREIRA, Francisca Belkise de Freitas. et al. A percepção dos alunos do ensino médio de escolas estaduais do município de Apodi/RN sobre a presença da Química em seu dia-a-dia. In: CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012, Palmas. Anais. Palmas: IFTO, 2012.

MOURA-FIGUEIRA, Ângela Carine; ROCHA, João Batista Teixeira. Concepções sobre proteínas, açúcares e gorduras: uma investigação com estudantes de ensino básico e superior. Revista Ciências & Ideias, v. 7, n. 1, p. 23-34, 2016.

MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciênc. Educ., v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

NASCIMENTO, Talita; RICARTE, Marcos Juliano.; RIBEIRO, Silvia Martins. Repensando o Ensino de Química a Nível Médio. In: Congresso Brasileiro de Química, 47. Anais... Natal: CBQ, 2007.

NEPOMUCENO, Samuel Ferriera; BATISTA, Augusto de Jesus; GOMES, Jeane Cristina. .A abordagem experimental nas coleções de química do PNLD 2015 para o ensino médio no cenário escolar brasileiro. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 5327-5336, 2017.

COSTA, Lorenna Silva Oliveira Ribeiro-Vilela. et al. Momentos pedagógicos no ensino de química: em foco a adulteração dos combustíveis. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, n. extra, p.100-108, 2014.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

PAZINATO, Maurícius Selvero; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. Oficina Temática Composição Química dos Alimentos: Uma Possibilidade para o Ensino de Química. Química Nova Escola, v. 36, n. 4, p. 289-296, 2014.

PEIXOTO, Anyelle da Silva Pereira. A química dos metais: uma abordagem CTS para discutir a problemática dos resíduos eletroeletrônicos. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

PÉREZ, Francisco Garcia. Los modelos didácticos como instrumento de análisis y intervención en la realidad educativa. Revista Electrónica de La Universidad de Barcelona, n. 207, p.78-92, 2000.

QUEIROZ, Danielle Teixeita. et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Revista enfermagem UERJ, v. 15, n. 2, p. 276-283, 2007.

RODRIGUES, Julyana Cosme. et al. Elaboração e aplicação de uma Sequência Didática sobre A Química dos Cosméticos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 211-224, 2018.

SANTOS, Daniele Bezerra. et al. Concepções alternativas e representações gráficas de alunos da educação básica sobre os crustáceos. Brazilian Journal of Development, v.5, n. 5, p. 3742-3756, 2019.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Química e a formação para a cidadania. Educación Química, México, v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011.

SILVA, Larissa Martins; SANTOS, Videanny Videnov; GERTRUDES, Francisca Andressa Lima. Biologia na aula de campo: reconhecendo a interdisciplinaridade através da visita ao Geopark Araripe. Revista Sapiência, v.3, n.2, p. 143-157, 2014.

TEIXEIRA, Danilo Algusto; THOMAZ; Caio Henrique. O mundo está ficando ácido: os três momentos pedagógicos e a experimentação investigativa na formação inicial. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 8., 2016. Anais do ENEQ. Florianópolis: ED/SBQ, 2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: Por que não? Campinas: Papirus. 2000.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Diniz, F. E., da Silva, C. D. D., Bizerra, A. M. C., & dos Santos, D. B. (2021). A abordagem dos três momentos pedagógicos: aplicação no estudo de funções orgânicas e meio ambiente. Retratos Da Escola, 15(31), 241–261. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1128