Paulo Freire e sua influência na pedagogia crítica nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1109Palavras-chave:
Pedagogia crítica. Paulo Freire. Estados Unidos.Resumo
Os objetivos deste artigo são analisar como se deu a influência da pedagogia crítica de Paulo Freire nos Estados Unidos; em que consiste a pedagogia crítica de Paulo Freire; quais as fontes de seu pensamento; quais as principais categorias. Essas são as questões principais que este artigo procura responder. O texto tem por base a pesquisa bibliográfica. Destaca-se que Paulo Freire é reconhecido como uma das principais referências da pedagogia crítica nos Estados Unidos.
Downloads
Referências
ARONOWITZ, Stanley. O humanismo radical e democrático de Paulo Freire, In: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (Orgs.). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
______Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
_____Prefácio da edição em Língua Inglesa de Paulo Freire: A critical Encounter. In: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (organizadores). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
_____ Política e Educação. São Paulo: Questões da nossa época; Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
_____; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
_____. Pedagogia do Oprimido. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_____ Extensão ou comunicação? 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1980a.
_____ Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4 ed. São Paulo: Moraes, 1980b.
______Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
GIROUX, Henry. Paulo Freire e a política de pós-colonialismo. In: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (Orgs). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 9 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
JARA, Oscar. Paulo Freire, filósofo de la transformación de la historia. La Piragua: Revista Latinoamericana de educación y política, Panamá: CEAAL, n. 28, 2009.
MCLAREN, Peter. Paulo Freire é o mais importante educador crítico lido nos EUA. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, On-line. n. 223, ano VII, p.33-37, junho de 2007.
MCLAREN, Peter. Utopias provisórias: as pedagogias críticas num cenário pós-colonial.Petrópolis: Vozes, 1999.
______; SILVA, Tomaz Tadeu da. Descentralizando a pedagogia: alfabetização crítica, resistência e política da memória. In: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (organizadores). Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MARCONDES, Maria Inês. Freire como autor internacional: Pedagogia do Oprimido em língua inglesa publicada 50 anos atrás. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 962-985, out/dez, 2018a.
MARCONDES, Maria Inês. Freire, da cena nacional para a internacional: diálogos sobre currículo e didática com Ira Shor. In CANDAU, Vera (Org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2018b.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; BEZERRA, Giselle Cristiane P. M. [Re]construção do pensamento crítico. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos; MARCONDES, Maria Inês (Orgs.) A educação de Paulo Freire nos contextos latino e norte-americanos. Belém: UEPA-CCSE, 2018.
______ Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Cutiriba: CRV, 2015.
______ Filosofia da Educação: reflexões e debates. Petrópolis: Vozes, 2005.
______ Leituras freireanas sobre educação. Série Paulo Freire/org. Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: UNESP, 2003.
Torres, Carlos Alberto. Grandezas y miseiras de la educación latinoamericana del siglo veinte. _______(Org). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana em el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001.