Paulo Freire e sua influência na pedagogia crítica nos Estados Unidos

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA
  • Maria Inês Marcondes PUC-RIO
  • Tania Regina Lobato dos Santos UEPA

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1109

Palavras-chave:

Pedagogia crítica. Paulo Freire. Estados Unidos.

Resumo

Os objetivos deste artigo são analisar como se deu a influência da pedagogia crítica de Paulo Freire nos Estados Unidos; em que consiste a pedagogia crítica de Paulo Freire; quais as fontes de seu pensamento; quais as principais categorias. Essas são as questões principais que este artigo procura responder. O texto tem por base a pesquisa bibliográfica. Destaca-se que Paulo Freire é reconhecido como uma das principais referências da pedagogia crítica nos Estados Unidos.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UEPA

Doutora em educação pela PUC-SP e docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará-UEPA

Maria Inês Marcondes, PUC-RIO

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-RIO e docente e pesquisadora da PUC-RIO

Tania Regina Lobato dos Santos, UEPA

Doutora em Educação pela PUC-SP e docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

de Oliveira, I. A., Marcondes, M. I., & dos Santos, T. R. L. (2020). Paulo Freire e sua influência na pedagogia crítica nos Estados Unidos. Retratos Da Escola, 14(29), 315–327. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1109

Edição

Seção

Paulo Freire: educação e emancipação