Gestão democrático e qualidade de ensino em escolas de educação básica

Autores

  • João Ferreira de Oliveira cnte
  • Rubens Barbosa de Camargo CNTE
  • Andrea Barbosa Gouveia CNTE
  • Rosana Evangelista da Cruz CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.108

Resumo

O artigo propõe uma reflexão acerca dos principais mecanismos de gestão democrática presentes nas escolas brasileiras: eleição de diretores, conselhos escolares, associações de pais e grêmios estudantis. Argumenta que tais mecanismos devem ser entendidos como condições para realização da qualidade da educação. A reflexão é fruto da problematização do conceito de qualidade no âmbito da pesquisa “Custo-aluno-ano em Escolas da Educação Básica que Oferecem Condições para Oferta de um Ensino de Qualidade”, realizada em 82 escolas públicas, urbanas e rurais, entre 2004 e 2006.

Palavras-chave: Qualidade da educação. Indicadores de qualidade em educação. Gestão democrática da escola. Ensino público.

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Publicado

2012-05-06

Como Citar

Oliveira, J. F. de, de Camargo, R. B., Gouveia, A. B., & da Cruz, R. E. (2012). Gestão democrático e qualidade de ensino em escolas de educação básica. Retratos Da Escola, 3(4). https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.108