Jogo como estratégia de ensino: tematizando a prática de lutas na escola

Autores

  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1102-4713
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Íris Dantas da Mota Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1030

Palavras-chave:

Artes marciais. Ensino. Educação Física.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar o processo de ensino das lutas por meio do jogo nas aulas de Educação Física escolar. Foram entrevistados seis professores de Educação Física. Na análise de conteúdo, foram elencadas as categorias: conhecimento do professor sobre o conteúdo lutas; jogo como uma estratégia de ensino; e sistematização do conteúdo lutas. Os resultados apresentaram o jogo como uma estratégia de ensino por meio de jogos de oposição, das dimensões dos conteúdos, da dimensão atitudinal e somente pelo jogo. O jogo na escola se torna um meio apropriado para tematizar lutas na escola, vistas suas potencialidades no desenvolvimento integral do aluno e no trato pedagógico do professor.

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Pereira, M. P. V. de C., Marinho, A., Folle, A., Mota, Íris D. da, & Farias, G. O. (2020). Jogo como estratégia de ensino: tematizando a prática de lutas na escola. Retratos Da Escola, 14(28), 207–221. https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1030