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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 A Revista Retratos da Escola (publicação semestral da Escola de Formação da CNTE- Esforce) propõe-se a examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da construção da profissionalização dos trabalhadores da educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido e estimulando inovações. A Revista destina-se à publicação sobretudo de artigos acadêmicos de pesquisa que devem ser inéditos, redigidos em português ou espanhol, em meio eletrônico , não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

Categorias de artigos: A Retratos da Escola publica artigos acadêmicos vinculados à análise das políticas educacionais sobretudo, vinculadas à educação básica, relatos de experiências práticas pedagógicas, formação e valorização dos profissionais da educação, documentos e resenhas.

Processo de avaliação: Os originais serão submetidos à apreciação prévia do comitê editorial. Se aprovados, os textos serão encaminhados à avaliação por pareceristas (no mínimo dois) vinculados à temática relativa ao texto enviado. Será adotado o sistema duplo-cego (blind review), onde os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. Os pareceristas poderão recomendar a aceitação ou negação do artigo, ou poderão sugerir reformulações, que deverão ser atendidas pelo autor. Em caso de artigo reformulado, ele retornará ao parecerista para avaliação final.

Quesitos para avaliação dos artigos: Originalidade, relevância, atualidade e pertinência do tema; consistência teórica e revisão de literatura; procedimentos metodológicos e consistência da argumentação; estruturação, aspectos formais e redação.

Apresentação formal dos originais:

  1. Todos os metadados solicitados pelo sistema para todas as modalidades de submissão devem ser adequadamente preenchidos, sob pena de o artigo não ser considerado.

 

  1. Além do texto, deve ser carregado no sistema, como documento suplementar e não junto ao texto, uma carta de identificação do(s) autor(es), contendo os seguintes dados:

a)      Título e subtítulo do artigo;

b)      Nome(s) do(s) autor(es);

c)       Endereço, telefone, fax e endereço eletrônico para contato;

d)      Titulação e vínculo institucional;

e)      Uma declaração atestando a originalidade do texto.

 

  1. Os textos deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados no processador de textos Word for Windows estando em formato (.doc ou .docx), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e em folha tamanho A4 e que não contenham marcações.

 

  1. O texto do artigo, incluindo título, resumos, palavras-chaves, notas e bibliografias, deverá ter entre 20.000 e 35.000 caracteres (considerando os espaços). No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

a)      Título e subtítulo do artigo.

b)      Resumos e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 600 caracteres (considerando espaços) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser no mínimo três (3) e no máximo cinco (5).

c)       Não deve haver nenhum tipo de identificação autoral no corpo do texto.

 

  1. Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

a)      Aspas duplas para citações com até três linhas;

b)      As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11 e sem aspas;

c)       Aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;

d)      Itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos completos de obras e publicações;

e)      As notas devem ser apenas explicativas elas devem estar numeradas e colocadas no final do artigo. Não será permitido o uso de notas bibliográficas, as referências bibliográficas devem ser feitas no corpo do texto em estilo AUTOR/Data: página. Exemplo: (SILVA, 2007:89);

f)        As fontes das quais foram extraídas as citações também devem ser indicadas no corpo do texto imediatamente após a citação, contendo apenas os seguintes dados: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, ano de publicação da obra, número de página/s da citação. Exemplo: (SILVA, 2007:57)

 

  1. Tabelas e figuras deverão ser elaboradas em Excel e numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem incluídas no texto e encabeçadas pelo título. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as “Normas de Apresentação Tabular”, publicadas pelo IBGE. Quadros: identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Recomenda-se, ainda, que os elementos sejam produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 14 x 21 cm, apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 300 dpis) para sua reprodução direta.

 

  1. Referências bibliográficas: devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor.

a)      A lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto e apenas devem constar as referências efetivamente citadas ao corpo do texto; a não observação das normas de referências e notas acarretará em devolução do artigo a/os autoras/es para seu ajuste, o que poderá resultar em atraso em sua publicação;

b)      Na lista final de referências bibliográficas, o prenome das autoras e dos autores deve constar em todas as referências, e não apenas ser indicada a letra inicial;

c)       Até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro, seguido da expressão et al. O prenome e o nome do(s) autor(es) deverão ser escritos por extenso.

d)      A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Exemplos de referências:

 

Livro (um autor)

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Livro (dois autores)

CASTILLO-MARTÍN, Márcia; OLIVEIRA, Suely de (Org.). Marcadas a ferro: violência contra a mulher. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005.

Livro em formato eletrônico

BERTOCHE, Gustavo. A objetividade da ciência na filosofia de Bachelard. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2006. Disponível em: xxxxxxx. Acesso em: 18 nov. 2008.

Capítulo de livro

MALDANER, Otavio Aloísio. Princípios e práticas de formação de professores para a educação básica. In: SOUZA, João Valdir Alves de (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 211-233.

Artigo de periódico

COÊLHO, Ildeu Moreira. A gênese da docência universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 5-24, jan./jun. 2008.

Artigo de periódico (com mais de três autores)

MASINI, Elcie F. Salzano et al. Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 28, n. 22, p. 556-573, set./dez. 2007.

Artigo de periódico (formato eletrônico)

OLIVEIRA, Ozerina Victor de; MIRANDA, Cláudia. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação, Campinas/SP, n. 25, p. 67-81, jan./abr. 2004. Disponível em: xxxx. Acesso em: 18 nov. 2008.

Teses

FERREIRA JUNIOR, Amarilio. Sindicalismo e proletarização: a saga dos professores brasileiros. 1998. 303 f. Tese (doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Artigo assinado (jornal)

FREI BETTO. Tortura: suprema decisão. Brasil de Fato, São Paulo, 13-19 nov. 2008. p. 2.

Artigo não assinado (jornal)

EXPANSÃO dos canaviais é acompanhada por exploração de trabalho. Brasil de Fato, São Paulo, 13-19 nov. 2008. p. 5.

Matéria não assinada (revista semanal)

CONFRONTO de números. Carta Capital, São Paulo, a. 11, n. 348, 29 jun. 2005.

Decretos, leis

BRASIL. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: xxxxxx. Acesso em: 19 nov. 2008.

Constituição Federal

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

Relatório oficial

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Relatório de atividades 1990-1993. Brasília, 1993.

Gravação de vídeo

COM LICENÇA, eu vou à luta. Direção: Lui Farias. Produção: Mauro Farias. Rio de Janeiro: Embrafilme, Produções Cinematográficas R. F. Farias Ltda., Time de Cinema, 1986. 1 DVD.

CD-Rom

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS. Anuário dos trabalhadores 2006. São Paulo: Dieese, 2006. 1 CD-ROM.

Trabalho apresentado em evento

MELO, Maria Teresa Leitão de. Formação e valorização dos profissionais da educação. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO, 1., 2000, Brasília. Desafios para o século XXI: coletânea de textos... Brasília: Câmara dos Deputados, 2001.

Trabalho apresentado em evento (em meio eletrônico)

 SILVA, Obdália Santana Ferraz. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu/MG. Trabalhos. Disponível em: xxxxx. Acesso em: 20 nov. 2008.

Observações gerais: ao autor principal de cada artigo serão fornecidos três (3) exemplares do fascículo em que seu trabalho foi publicado; em artigos de coautoria ou com mais de dois autores, cada autor receberá um (1) exemplar. A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas e informa que o conteúdo dos textos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do comitê editorial.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. NORMAS PARA SUBMISSÕES

    Retratos da Escola

    Instruções aos autores

    Retratos da Escola é uma revista semestral, que se propõe especialmente a examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica na  profissionalização dos trabalhadores da educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido e estimulando inovações. Destina-se à publicação sobretudo de artigos acadêmicos de pesquisa, relatos de experiência, resenhas, homenagens e entrevistas, inéditos, que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e oriundos do fluxo contínuo. É organizada em torno de um dossiê temático, e de uma seção aberta a temas diversos.

    O artigo não pode apresentar identificação de autoria em qualquer parte do texto e deve ser encaminhado pelo sistema de submissão online através do endereço: http://www.esforce.org.br.

    A revista receberá para publicação artigos em português e espanhol. Em outros idiomas, como francês e inglês, os artigos deverão estar já revisados em seu idioma de origem e, após aprovação, serão traduzidos para o português e revistos pelos autores. Todos os artigos deverão apresentar resumo e palavras-chave.

    Para artigos em coautoria, deverá ser indicado o autor responsável pela submissão e integridade ética do artigo como um todo.

    Apresentação dos originais – Os textos deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados no processador de textos Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e em folha tamanho A4. O texto do artigo, incluindo resumo, notas e bibliografias, deverá ter entre 20.000 e 35.000 caracteres (considerando os espaços), salvo casos excepcionais a critério dos editores.

    a)     Os dados de identificação do autor e da instituição deverão ser digitados nos campos apropriados da página de cadastramento, incluindo nome completo, endereço postal, minicurrículo, telefones e e-mail para contato. O minicurrículo deve ter um máximo de cinco linhas contendo: última titulação, instituição, até três atividades exercidas.

    b)    Título título em minúscula e negrito e o subtítulo também em minúscula, sem negrito e em itálico.

    c)      O Resumo não deve ultrapassar 600 caracteres (considerando espaços) e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser no máximo cinco (5).

    d)     Não deve haver identificação autoral no corpo do texto.

    e)      Referências bibliográficas: devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor.

    Processo de avaliação – Os originais serão submetidos à apreciação prévia do comitê editorial, que encaminhará a pareceristas (no mínimo dois) vinculados à temática relativa ao texto enviado. Será adotado o sistema duplo-cego (blind review), onde os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. Os pareceristas poderão recomendar a aceitação ou negação, ou poderão sugerir reformulações que deverão ser atendidas pelo autor. No caso de artigo reformulado, ele retornará ao parecerista para avaliação final.

     

    Quesitos para avaliação dos artigos– Relevância, atualidade e pertinência do tema; consistência teórica e revisão de literatura; procedimentos metodológicos e consistência da argumentação; estruturação, aspectos formais e redação.

    Política de acesso livre

    Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    Outras orientações:

    A resenha de livro publicado não pode ultrapassar os 10 mil caracteres (com os espaços) e deve observar as mesmas regras para a formatação dos artigos.  No texto da resenha deve conter a indicação completa da obra resenhada.

    Recomenda-se grafar em minúsculo: Títulos e profissões (mestre, professor, pedagogo); áreas do conhecimento, cursos e disciplinas (ciências humanas, pedagogia, pesquisa em educação); níveis e modalidades de educação (educação básica, educação superior, ensino fundamental, educação infantil, educação de jovens e adultos etc). O uso da letra minúscula nesses casos está amparado pelo Acordo Ortográfico de 1990, em vigor no Brasil desde janeiro de 2009.

    Uso de siglas: maiúsculas quando composta por até três letras (MEC, PUC); somente inicial maiúscula com mais de três letras, se a leitura como palavra for possível (Capes, Inep); letras maiúsculas, caso em sua leitura seja necessário soletrá-la (IBGE, INSS). Devem ser citadas primeiro por extenso, e em seguida indicadas entre parênteses: Ministério da Educação (MEC). Siglas que tradicionalmente misturem iniciais maiúsculas e minúsculas são mantidas em sua forma original (CNPq)

    As referências devem seguir a regulamentação da ABNT/NBR 6023:2002. Devem estar em ordem alfabética, sem abreviatura de prenomes depois do sobrenome. Para os grifos dos títulos das obras e periódicos deve-se utilizar o itálico, conforme exemplos abaixo (os subtítulos não são grifados). Devem constar nas referências somente as obras citadas no corpo do texto (citação direta e indireta, conforme NBR 10520:2002). Os artigos submetidos com as referências incompletas ou incorretas não serão encaminhados para a avaliação. Para maiores informações consulte: < http://www.more.ufsc.br/>

    Exemplos:

    Livros

    SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação:

    Editora, ano de publicação.

    Capítulos de livros

    SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

    Páginas inicial e final.

    Periódicos

    SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico,

    Local de publicação, Instituição, número do volume (v.), número do fascículo (n.), páginas inicial e final do artigo, mês (Exemplos: mar.-maio. set-dez.). Ano de publicação.

    Teses e dissertações

    SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título. Ano. N. de páginas (169 f.). Dissertação

    (Mestrado em Educação) ou Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação, Universidade, ano de publicação.

    Anais de eventos

    SOBRENOME, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo. In: Nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, Anais..., local, editora, data de publicação e página inicial e final. Disponível em: < url, se houver >. Acesso em: dia mês (abreviado, com exceção de maio). Ano.

    Documento eletrônico

    SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: < >. Acesso em: dia mês (abreviado, com exceção de maio). Ano.

  2. CHAMADAS PARA SUBMISSÕES


    A Editora Leda Scheibe, em conjunto com o Comitê Editorial torna pública a abertura para submissões de artigos e resenhas a serem publicados pela Revista Retratos da Escola, nas suas próximas edições.

    A revista Retratos da Escola recebe para publicação no fluxo contínuo resenhas e artigos sobre análises de experiências, políticas, práticas pedagógicas relacionadas à formação, valorização e trabalho dos profissionais da educação.  Os trabalhos deverão ser inéditos, obedecer às normas da Revista e devem ser encaminhados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, através do link:

    http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/about/submissions#onlineSubmissions, no qual os autores podem se cadastrar e acompanhar o processo.

    Posteriormente ao envio, os trabalhos serão pré-avaliados quanto à forma e à adequação à política editorial da revista. Se recusados, os autores receberão notificação. Se aceitos, serão encaminhados para avaliação de mérito junto ao corpo de pareceristas, constituído de pesquisadores/doutores de diversas instituições do Brasil que formam o Conselho Editorial Nacional ou por pareceristas Ad Hoc.

    SUBMISSÃO PARA O PRÓXIMO DOSSIE

     

    O Segundo número de 2016 da Retratos da Escola terá como Dossiê Tématico os 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Convidamos os interessados a submeterem suas propostas de artigo ao site da revista até 15 de outubro de 2016.

     

    Maiores informações em: www.esforce.org.br/index.php/semestral
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.