Práticas didáticas na inserção profissional docente

um olhar sobre quatro contextos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1290

Palavras-chave:

Didática e docência, Inserção profissional docente, Formação e Trabalho Docente.

Resumo

O artigo analisa o recorte de uma pesquisa sobre concepções e práticas didáticas no ensino de professores/as recém-egressos/as de seus cursos de licenciatura, em situação de inserção profissional na educação básica, em escolas públicas. O estudo teve por objetivo analisar a contribuição da formação em didática para a docência de professores/as iniciantes; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas mobilizadas por estes/as docentes, de diferentes componentes curriculares e de todas as etapas da educação básica. Alicerçado em entrevistas e observações, os resultados demonstram que as práticas docentes se inscrevem em concepções diferentes de ensino, porém convergentes no que toca à preocupação com o universo, interesse, necessidade e dificuldade dos/as discentes.

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Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora e pedagoga com vasta atuação na rede pública de ensino. Professora da Faculdade de Educação da UFRJ com atuação no seu Programa de Pós-Graduação. Coordenadora do GEPED/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores.

Cecília Silvano Batalha, Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ

Doutora em Educação e professora na Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores — GEPED/CNPq.

Elana Cristiana dos Santos Costa, Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e Gestora na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores — GEPED/CNPq.

Fernanda Lahtermaher Oliveira, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Centro Universitário Univeritas

Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores — GEPED/CNPq.

Ingrid Cristina Barbosa Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Queimados/RJSecretaria Municipal de Educação de Maricá/RJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e orientadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Maricá.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Cruz, G. B. da, Batalha, C. S., Costa, E. C. dos S., Oliveira, F. L., Castro, P. H. Z. C. de, & Fernandes, I. C. B. (2022). Práticas didáticas na inserção profissional docente: um olhar sobre quatro contextos. Retratos Da Escola, 16(34), 149–169. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1290