A docência nos dizeres de professores/as da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1246

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Docência. Docência e EJA.

Resumo

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou investigar as concepções de docência em falas de cinco professores/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que atuam na rede estadual de educação, num município do Rio Grande do Sul, investigando-as mediante análise de conteúdo, tal como proposto por Bardin. Como principais resultados, destacam-se a existência de concepções reduzidas de docência relacionadas ao ensino, caracterizando as especificidades da modalidade. Aponta-se, também, a necessidade de processo continuado de formação com concepção ampliada de docência, considerando, em sua construção, as vozes dos/as professores da EJA.

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Biografia do Autor

Catiana Dias Gafforelli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED-MP da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade em Osório. 

Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós Graduação em Educação, PPGED-MP, na Unidade Litoral Norte em Osório.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

Gafforelli, C. D., & Sant’Anna, S. M. L. (2021). A docência nos dizeres de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Retratos Da Escola, 15(32), 429–443. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1246

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas