Povos indígenas e escolarização no Brasil : do plano político-legal à efetivação

Autori

  • André Augusto Diniz Lira cnte
  • Andréia Ferreira da Silva
  • Dorivaldo Alves Salustiano

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v8i14.382

Parole chiave:

Educação escolar indígena. Políticas educa- cionais. Indígenas brasileiros.

Abstract

Neste artigo, revisitamos o desenvolvimento político-legal da educação escolar indígena, no Brasil, a partir da Constituição de 1988 e seus desdobramentos. Dis- cutimos avanços e limites na implementação das políticas e a complexidade dos desafios na efetivação de uma escola indígena pautada no respeito aos seus modos próprios de viver, de ensinar e aprender. Perpassa a análise, o reconhe- cimento da condição de sujeito dos povos indígenas e a defesa da implantação de práticas resgatadoras e afirma- doras das suas tradições.

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Pubblicato

2014-09-04

Come citare

Lira, A. A. D., Silva, A. F. da, & Salustiano, D. A. (2014). Povos indígenas e escolarização no Brasil : do plano político-legal à efetivação. Retratos Da Escola, 8(14), 145–157. https://doi.org/10.22420/rde.v8i14.382