Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório

Autori

  • Nilma Lino Gomes cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v2i2/3.127

Abstract

A partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.

Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro.

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Pubblicato

2012-05-06

Come citare

Gomes, N. L. (2012). Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. Retratos Da Escola, 2(2/3). https://doi.org/10.22420/rde.v2i2/3.127