Política de Formação Docente para as Artes Práticas: a proposta do CETENE na década de 1970

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1257

Parole chiave:

Formação Docente. Política Educacional. Artes Práticas. CETENE.

Abstract

O escopo do texto é promover uma breve reflexão acerca das políticas educacionais voltadas para a Formação Docente, que ocorreram no Brasil no início década de 1970. A análise privilegiou as ações do Centro de Educação Técnica do Nordeste (CETENE), que em convênio com universidades públicas, ofertou o curso de licenciatura de curta duração em Artes Práticas, para o exercício do magistério no ensino de primeiro grau, que passou a considerar as áreas de Artes Industriais, Técnicas Comerciais, Técnicas Agrícolas e de Educação para o Lar, no currículo escolar após a promulgação da Lei nº 5.692/1971.

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Biografie autore

Joilson Silva de Sousa, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Assú.

Doutorando em Educação Profissional – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Assu.

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Educação: História e Filosofia da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Educação na Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Pubblicato

2021-05-11

Come citare

Sousa, J. S. de, & Paiva, M. M. de. (2021). Política de Formação Docente para as Artes Práticas: a proposta do CETENE na década de 1970. Retratos Da Escola, 15(31), 79–93. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1257

Fascicolo

Sezione

Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional