Educação com qualidade: um debate para além de atual

Autores/as

  • Emina Santos UFPA
  • Vivian de Lima Cabral UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.988

Palabras clave:

Educação com qualidade. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Pensamento humanista.

Resumen

Dentre os marcos normativos da educação no Brasil destacamos a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, como referência na elaboração de propostas pedagógicas das redes de ensino. Este artigo propõe uma reflexão acerca da concepção de educação com qualidade instituída nas Diretrizes e sua compreensão sob a perspectiva da existência de características do conceito humanista de formação humana. Tal reflexão é necessária para compreender como a escola precisa pensar e estruturar seu trabalho e garantir o direito à educação com qualidade.

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Biografía del autor/a

Emina Santos, UFPA

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora Titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2019-08-05

Cómo citar

Santos, E., & Cabral, V. de L. (2019). Educação com qualidade: um debate para além de atual. Retratos Da Escola, 13(25), 109–122. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.988

Número

Sección

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias