Desafios à Educação em Direitos Humanos no Brasil após a Constituição 1988

Autores/as

  • Erasto Fortes Mendonça UnB

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.905

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos. Constituição Federal de 1988. Direitos fundamentais

Resumen

Este artigo aborda o desenvolvimento da política pública de Educação em Direitos Humanos no Brasil a partir dos avanços induzidos pelos 30 anos de vigência da promulgação da Constituição Federal de 1988 e dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. São recuperados elementos históricos sobre os Direitos Humanos no mundo e sobre as constituições brasileiras. É analisado o que temos a festejar ou a lamentar neste campo. Os retrocessos no País após o impeachment da presidenta Dilma bem como o cenário que se avizinha pelo resultado da eleição presidencial de 2018 são referência aos desafios a serem enfrentados.

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Biografía del autor/a

Erasto Fortes Mendonça, UnB

Doutor em Educação pela Unicamp, Mestre em Educação pela UnB. É professor aposentado da UnB de onde foi diretor da Faculdade de Educação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação e Coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos da Presidência da República

Publicado

2019-02-01

Cómo citar

Mendonça, E. F. (2019). Desafios à Educação em Direitos Humanos no Brasil após a Constituição 1988. Retratos Da Escola, 12(24), 465–480. https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.905

Número

Sección

Educação: 30 anos da Constituição Federal