Concepções de gestão escolar pós–LDB: O gerencialismo e a gestão democrática

Autores/as

  • Givanildo da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Alex Vieira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.673

Resumen

O texto apresenta discussões sobre os modelos de gestãoescolar instaurados no período pós – LDB, de 1996 e suas implicaçõespara o cenário educacional. As reflexões possibilitaram compreenderque a gestão escolar democrática está em segundo plano nas práticaseducativas, em detrimento da gestão gerencialista apresentadanas políticas educacionais, preconizada pelos organismos multilateraise confirmada pelo Estado avaliador.

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Biografía del autor/a

Givanildo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação PPGE - UFPB

Mestre em Educação - UFAL

Pedagogo - UFAL

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação PPGE - UFPE

Pedagogo - UFAL

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Centro de Educação da UFAL e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.

Publicado

2017-02-15

Cómo citar

Silva, G. da, Silva, A. V. da, & Santos, I. M. dos. (2017). Concepções de gestão escolar pós–LDB: O gerencialismo e a gestão democrática. Retratos Da Escola, 10(19), 533–549. https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.673

Número

Sección

20 Anos de LDB