Educação infantil no meio rural de Itaberaba (Bahia): contexto, formação e práticas educativas

Autores/as

  • Patrícia Julia Souza Coelho CNTE
  • Eliseu Clementino de Souza CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.16

Resumen

O artigo discute questões relacionadas às trajetórias e narrativas de professoras de educação infantil do meio rural de Itaberaba (BA), ao destacar aspectos sobre formação e práticas educativas, objetivando apreender, através das narrativas docentes, dificuldades existentes nesse contexto para a materialização de uma prática educativa articulada às proposições legais para essa etapa inicial da educação básica. Busca-se, também, apresentar concepções de infância, relacionando-as à realidade da educação infantil em espaços rurais e às questões concernentes à profissionalização docente, mediante a análise de dispositivos legais que regulam o trabalho das professoras no cotidiano das classes de educação infantil.

Palavras-chave:    Narrativas autobiográficas. Educação rural. Formação docente. Práticas educativas. Educação infantil.

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Publicado

2012-04-20

Cómo citar

Coelho, P. J. S., & Clementino de Souza, E. (2012). Educação infantil no meio rural de Itaberaba (Bahia): contexto, formação e práticas educativas. Retratos Da Escola, 5(9), 143–155. https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.16