Ludicidade ao pensar o tempo

jogos e brincadeiras nas aulas de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1579

Palabras clave:

Ludicidade, História, BNCC, Covid-19

Resumen

O texto, em forma de relato de experiência, apresenta os desafios enfrentados nas aulas de história em uma turma multi-idade, no contexto de implantação da BNCC e do retorno às aulas presenciais após o distanciamento social imposto pela Covid-19. A busca por estratégias pedagógicas adequadas à conjuntura e ao perfil da turma levou a uma aproximação com a ludicidade. A partir da problematização do lugar atribuído ao lúdico na BNCC, argumentamos que experienciar a ludicidade no ensino fundamental – anos finais catalisa a progressão do conhecimento e da abstração conceitual que o documento espera para essa etapa da educação. Conclui-se que ter incluído ludicidade nas aulas de história contribuiu para mobilizar a turma em torno da mesma proposta didática, para a aquisição das habilidades curriculares previstas e para contornar alguns impactos negativos da pandemia.

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Biografía del autor/a

Patrícia Costa de Alcântara, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra em História.

Marcela de Melo Fernandes, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação, Cultura e Organizações Sociais.

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Publicado

2023-05-04

Cómo citar

Alcântara, P. C. de, & Fernandes, M. de M. (2023). Ludicidade ao pensar o tempo: jogos e brincadeiras nas aulas de história. Retratos Da Escola, 17(37), 315–334. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1579