O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1461

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Reforma do Ensino Médio, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo discute a legalidade e a legitimidade do Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio e da Educação Profissional, induzida pela Lei nº 13.415/2017 e pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica — Resolução CNE/CP nº 01/2021. Metodologicamente, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. No apontamento dos aspectos legais da proposta que visa a superação da dualidade entre formação geral e formação profissional, evidencia-se como o Ensino Médio Integrado, por suas bases conceituais, se distancia da formação profissional colocada pelas legislações atuais. Ao entender o Ensino Médio Integrado como uma conquista da classe trabalhadora, conclui-se que sua defesa representa a possível e uma importante estratégia de resistência frente ao recuo histórico no âmbito das políticas educacionais para a última etapa da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Tamiris Possamai, Instituto Federal Catarinense, Rio do Sul

 Mestra em Educação e técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio
do Sul. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos e do Grupo de Estudos em Atualidades.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal Catarinense, Camboriú

 Doutora em Educação e professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos e integrante do Grupo de Pesquisa Ensino Médio em Pesquisa.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

Possamai, T., & Silva, F. L. G. R. da. (2022). O Ensino Médio Integrado diante da contrarreforma do ensino médio. Retratos Da Escola, 16(34), 53–69. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1461

Edição

Seção

O que esperar do novo ensino médio?