Potencialidades e limitações da certificação de professores

Autores/as

  • Carlos Roberto Jamil Cury cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.106

Resumen

O artigo aborda a dialética entre a formação de professores, inicial e contínua, e a polêmica proposta de certificação dos docentes. A formação inicial e a continuada são colocadas em paralelo aos movimentos de ordem legal que moldam não somente a carreira de professor, mas também a função e a finalidade da profissão. O sistema avaliativo de docentes é resignificado, como ferramenta para que o próprio profissional possa orientar seus estudos e se mantenha atualizado, diante da realidade cada vez mais complexa que adentra a sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação e certificação. Formação de professores. Habilitação para o magistério. Carreira do magistério. Legislação do ensino.

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Publicado

2012-05-06

Cómo citar

Jamil Cury, C. R. (2012). Potencialidades e limitações da certificação de professores. Retratos Da Escola, 3(4). https://doi.org/10.22420/rde.v3i4.106