Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil

Autores/as

  • Dirce Zan Unicamp
  • Nora Krawczyk Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1032

Palabras clave:

Conservadorismo. Escola sem partido. Militarização da educação. Ensino domiciliar. Empreendedorismo Brasil.

Resumen

Nos últimos tempos acompanhamos um forte avanço do pensamento conservador no Brasil, expresso de forma mais contundente com o Golpe que ocorreu em 2016. Desde então, o país segue em um ritmo acelerado de desmonte de direitos, de interrupção das políticas sociais anteriormente construídas e de aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais. Como manifestação dessa conjuntura e do avanço do conservadorismo em nosso país, nos propomos aqui tratar de quatro projetos que estão em curso na educação brasileira: o Programa Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, o Homeschooling e a inclusão do empreendedorismo como tema importante nos currículos escolares. A análise dessas políticas nos permitirá perceber de que forma essas ideias e propostas crescem em um contexto de fragilização da compreensão da educação como um direito.

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Biografía del autor/a

Dirce Zan, Unicamp

Doutora em Educação, Professora pesquisadora na Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas

Nora Krawczyk, Unicamp

Doutora em Educação, Professora pesquisadora na Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Publicado

2020-01-09

Cómo citar

Zan, D., & Krawczyk, N. (2020). Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Retratos Da Escola, 13(27), 607–620. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1032

Número

Sección

Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos