Mídia e trabalho docente - O quadro e o fora do quadro

Authors

  • Elziane Olina Dourado cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.222

Abstract

O propósito deste artigo é analisar como a mídia nativa, através de um jornal de grande circulação nacional, apresenta em suas reportagens a imagem dos professores, principalmente no período do dissídio coletivo da categoria profissional (maio) incluindo os meses anteriores e subsequentes, ou seja, de janeiroa maio de 2012. Em termos gerais, analisaremos os principais elementos identificados na narrativa jornalística, em especial nas notícias, as condições e relações de trabalho dos professores, situando o que está na mídia impressa e o que está fora do texto, mas faz parte do enunciado. O que não está no texto também é parte constitutiva da problemática, já que seintegra à construção de significados sobre o trabalho dos professores. Desvendar os elementos constituintes da produção e circulação de sentidos a partir de textos da mídia impressa - formadora de opinião em nível nacional - implicair além da imagem construída pelo texto jornalístico, o que significa ousar pensar criticamente e criativamente numa sociedade perversa em sua lógica de acumulação de capital e violenta nos meios de subjugação simbólica de mentes e corações. Trata-se de uma pesquisa de orientação enunciativo-discursiva, na qual as referências teórico- metodológicas se filiam à tradição marxista,a medida que situa a produção midiática num contexto ideológico em que, apesar da aparente polifonia do meio, há uma linha editorial que silencia e /ou mutila a produção de sentido das vozes dissonantes. Essa reflexão faz parte do trabalho no grupo de pesquisa Imagem, trabalho e sociedade, que, em perspectiva multidisciplinar, estuda a inflexão das transformações societárias a partir da análise da linguagem dos multimeios em suas variadas plataformas.

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Published

2013-03-21

How to Cite

Dourado, E. O. (2013). Mídia e trabalho docente - O quadro e o fora do quadro. Retratos Da Escola, 6(11), 479–488. https://doi.org/10.22420/rde.v6i11.222