Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia

Autores

  • Alexandre William Barbosa Duarte Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Gestrado/UFMG
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1207

Palavras-chave:

Trabalho docente. Condições de trabalho. Ensino remoto.

Resumo

A pandemia da Covid-19 coloca a tarefa educativa diante de novo desafio, em que o ensino remoto se torna realidade no País. Apresentamos os principais resultados da pesquisa Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, desenvolvida pelo Gestrado/UFMG, sobre as condições de trabalho que professores(as) têm experimentado na educação básica pública do Brasil. Os resultados apontam que os limites materiais ao trabalho docente expoem a fragilidade dos sistemas de ensino que tentam responder com eficiência uma situação emergencial.

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Biografia do Autor

Alexandre William Barbosa Duarte, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Gestrado/UFMG

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Doutor em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Professor substituto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG). Pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro integrante da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) "Políticas educativas y derecho a la educación". Membro integrante da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization.

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas

Pedagogo (Universidade Federal de Pelotas); Mestre em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais); Doutor em Curriculum and Instruction (University of Wisconsin – Madson, E.U.A). Professor Titular Universidade Federal de Pelotas. (UFPel).

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Duarte, A. W. B., & Hypolito, Álvaro M. (2021). Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia. Retratos Da Escola, 14(30), 736–752. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1207

Edição

Seção

Trabalho docente em tempos de pandemia