Contribuições Freirianas na formação de professores/as

Autores

  • Liandra de Oliveira Barreto PPG Biodiversidade Animal, Instituto de Ciências Biológicas/ universidade Federal de Goiás
  • Matheus Santos Costa PPG Biodiversidade Animal, Instituto de Ciências Biológicas/ universidade Federal de Goiás
  • Phâmella Neres de Lima PPG Biodiversidade Animal, Instituto de Ciências Biológicas/ universidade Federal de Goiás
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.983

Palavras-chave:

Formação de Professores. Diversidade. Paulo Freire.

Resumo

Um diálogo freiriano tem início no processo de escuta. Mas, escutar não é só ouvir palavras, escutar é estar atento ao outro. A partir das ideias de Paulo Freire, o objetivo deste texto foi problematizar uma experiência docente em um colégio de Goiânia (GO) durante o estágio supervisionado. Desenvolvida com alunos do ensino médio, foi uma intervenção pedagógica sobre diversidade. Foram realizados quatro encontros e a prática pedagógica foi pautada no diálogo freiriano. Os resultados dessa experiencia indicam que uma ação dialógica aproxima professores em formação e estudantes, criando uma relação que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Liandra de Oliveira Barreto, PPG Biodiversidade Animal, Instituto de Ciências Biológicas/ universidade Federal de Goiás

Licenciada em Ciências biológicas (UFG) e mestranda do PPG Biodiversidade Animal (ICB/UFG)

Matheus Santos Costa, PPG Biodiversidade Animal, Instituto de Ciências Biológicas/ universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências biológicas (UFG) e mestrando do PPG Biodiversidade Animal (ICB/UFG)

Phâmella Neres de Lima, PPG Biodiversidade Animal, Instituto de Ciências Biológicas/ universidade Federal de Goiás

Licenciada em Ciências biológicas (UFG) e mestranda do PPG Biodiversidade Animal (ICB/UFG)

Simone Sendin Moreira Guimarães, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Educação. Professora associada do ICB/UFG e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Referências

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Barreto, L. de O., Costa, M. S., de Lima, P. N., & Guimarães, S. S. M. (2020). Contribuições Freirianas na formação de professores/as. Retratos Da Escola, 14(29), 513–525. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.983