Prática docente em Ciências naturais no EF: caracterização e recursos didáticos

Autores

  • Caio Veloso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.928

Palavras-chave:

Prática docente. Ensino de ciências. Recursos didáticos.

Resumo

O presente estudo objetivou caracterizar a prática docente em ciências naturais para os anos finais do ensino fundamental, bem como discutir a utilização dos recursos didáticos nas aulas de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que envolveu dez professores de ciências naturais que atuam nos anos finais do ensino fundamental, em cinco escolas públicas de Teresina-PI. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. O texto direciona para uma análise da prática docente em ciências naturais na contemporaneidade e evidencia que, apesar dos constantes avanços da ciência e da tecnologia, o ensino de ciências permanece, muitas vezes, restrito a aulas expositivas com o uso em demasia do livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Veloso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutorando em Educação (UFPI), Mestre em Educação (UFPI), Graduado em Ciências Biológicas (UFPI), Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, Universidade Federal do Piauí

Professor Titular da Universidade Federal do Piauí, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd-UFPI)

Downloads

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Veloso, C., & Mendes Sobrinho, J. A. de C. (2020). Prática docente em Ciências naturais no EF: caracterização e recursos didáticos. Retratos Da Escola, 13(27), 783–798. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.928