Portfólio Reflexivo: avaliar e avaliar-se

Autores

  • Francisco Paulo Rodrigues Mestre Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum.
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - Univates http://orcid.org/0000-0002-9621-3830
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.811

Palavras-chave:

Avaliação. Autoavaliação. Portfólio Reflexivo.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir questões do avaliar e da autoavaliação no ambiente escolar, lançando reflexões a respeito de formas e possibilidades de ruptura nos “novos velhos” conceitos de processos avaliativos. Apresenta relato de uma experiência sobre avaliação por meio da utilização de Portfólio Reflexivo com turmas de anos finais do ensino fundamental e as contribuições de sua utilização nos processos avaliativos. O portfólio mostrou-se uma experiência enriquecedora, repleta de possibilidades para aluno e professor identificarem suas potencialidades e fragilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Rodrigues Mestre, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum.

Pedagogo pela ULBRA (2009). Especialista em Música e Musicalidade (FSG), Especialista em Informática na Educação (FAVENI). Mestrando em Ensino (UNIVATES) Atualmente é professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, Educador musical e Produtor Cultural

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pela Unisinos (2012). Professora da Univates, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino). Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pela UFRGS (2011). Professora do PPGEnsino da Univates. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensinar e Aprender, Infância e Ludicidade.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Mestre, F. P. R., Quartieri, M. T., & Silva, J. S. da. (2018). Portfólio Reflexivo: avaliar e avaliar-se. Retratos Da Escola, 12(22), 173–183. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.811

Edição

Seção

Relato de Experiência