A avaliação das aprendizagens: uma perspectiva de não violência

Autores

  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Clenio Lago Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.795

Palavras-chave:

Violência. Avaliação. Formação. Aprendizagem.

Resumo

Avaliação da aprendizagem não pode se constituir expressão de violência. Objetivamos refletir sobre processos avaliativos vividos pelas professoras pedagogas no decorrer da formação, visto que estas experiências constituem referência a suas ações pedagógicas. A pesquisa foi realizada com 24 professoras dos anos iniciais, egressas do curso de Pedagogia da Unoesc de Maravilha,SC. Conclui-se que as experiências vividas enquanto alunas constituem referenciais estruturantes das ações avaliativas enquanto professoras.

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Biografia do Autor

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ-RS). Professora Colaboradora do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), São Miguel do Oeste – SC. Professora colaboradora do Programa de Mestrado em Educação da Unoesc – Joaçaba – SC. Linha de pesquisa Processos Educativos. Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino.

Clenio Lago, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Educação pela PUCRS; Professor do Programa de Mestrado em Educação da Unoesc – Linha de pesquisa Processos Educativos. Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino; Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação.

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

Benvenutti, D. B., & Lago, C. (2018). A avaliação das aprendizagens: uma perspectiva de não violência. Retratos Da Escola, 12(22), 129–146. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.795

Edição

Seção

Espaço Aberto