Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática

Autores

  • Monique Cristina Francener Hammes Schütz Universidade Regional de Blumenau
  • Gicele Maria Cervi Universidade Regional de Blumenau
  • Lilian Alves Pereira Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.745

Palavras-chave:

Assembleias. Disciplina. Escola.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos.  Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes.

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Biografia do Autor

Monique Cristina Francener Hammes Schütz, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Pesquisadora do grupo de pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade.

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora da Universidade Regional de Blumenau, coordenadora do grupo de pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade, coordenadora do PIBID da Universidade Regional de Blumenau e coordenadora do Programa de Pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau.

Lilian Alves Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Discente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade.

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

Schütz, M. C. F. H., Cervi, G. M., & Pereira, L. A. (2018). Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática. Retratos Da Escola, 12(22), 57–71. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.745

Edição

Seção

Espaço Aberto