Ensinar história com a religiosidade Afrodescendentes e a lei n. 10.639/03

Autores

  • Rozalves Rafael Nascimento de Lira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO- UPE
  • Maria do Carmo Barbosa de Melo UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.712

Resumo

Este artigo reflete sobre as perspectivas e desafios para
implementação da Lei n. 10.639/03 no sistema educacional brasileiro.
Ao alterar a LDB da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96), instituiu-
-se a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana
e Afro-Brasileira nos currículos escolares das redes pública e privada,
o que inclui estudar e reconhecer como legítimas as formas do
“sagrado” afrodescendente, garantindo sua ocorrência nas escolas,
livre de estigmas e preconceito.

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Biografia do Autor

Rozalves Rafael Nascimento de Lira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO- UPE

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco - UPE. Professor das graduações em História e Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia Prof. Dirson Maciel de Barros (Goiana-PE)

Maria do Carmo Barbosa de Melo, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Doutora em Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Nascimento de Lira, R. R., & Barbosa de Melo, M. do C. (2018). Ensinar história com a religiosidade Afrodescendentes e a lei n. 10.639/03. Retratos Da Escola, 11(21), 677–696. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.712