Documento - Política e gestão da educação básica na Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v8i14.385Resumo
A educação primária na Bolívia sofreu várias etapas de mudança. Podemos localizar quatro fases na vida republicana: nos anos de 1930, evidenciou-se uma população com alto índice de analfabetismo. A educação básica dessa
época estava orientada ao ensino da leitura e da escrita, máximo objetivo da população, em especial nas comunidades rurais.
No ano de 1955, foi elaborado e implementado o Código da Educação boliviana, normativa de corte popular, com conteúdos muito significativos para sedimentar as bases e objetivos da educação boliviana.
Algumas bases da educação boliviana:
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» É função suprema do Estado (porque é direito do povo e instrumento de liberação nacional), que tem a obrigação de sustentá-la, dirigi-la e controlá-la, por meio de um vasto sistema escolar;
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» É universal, gratuita e obrigatória, postulados democráticos básicos e porque o indivíduo, pelo fato de nascer, tem direito à igualdade de oportunidades na cultura;
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» É democrática e única, porque oferece oportunidades iguais de educação comum à maioria da população, sem distinções, coordenando seus serviços, por meio de todos os ciclos e áreas do ensino;
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» É uma empresa coletiva, porque requer a cooperação permanente de todas as demais instituições da comunidade.