O chão da escola - Construção e afirmação da Identidade

Autores

  • Maria Tereza Leitão de Melo CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v3i5.31

Resumo

RESUMO: O artigo parte da consideração do chão da escola enquanto espaço de construção e afirmação da identidade dos trabalhadores em educação. A afirmação pedagógica e a ação educativa dos funcionários de escola se comunicam com as contradições da organização escolar ainda autoritária e hierarquizada e com as perspectivas de profissionalização. A gestão democrática escolar encontra no projeto político-pedagógico (PPP) o instrumento, por excelência, para tematizar e sintetizar o processo de democratização da organização escolar e a construção da identidade profissional.

Palavras-chave:     Funcionário escolar. Chão da escola. Identidade profissional. Projeto político-pedagógico (PPP). Profissionalização.

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Publicado

2012-05-03

Como Citar

Leitão de Melo, M. T. (2012). O chão da escola - Construção e afirmação da Identidade. Retratos Da Escola, 3(5). https://doi.org/10.22420/rde.v3i5.31