Formação inicial na docência indígena

percepções em um curso de pedagogia na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2418

Palavras-chave:

Docentes indígenas, Educação, Formação de professores/as

Resumo

Este estudo analisa os principais desafios, da formação inicial à atuação profissional, de docentes indígenas egressos/as do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública na Amazônia Paraense. A pesquisa contemplou levantamento teórico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores indígenas. A investigação se dá a partir da institucionalização da Lei de Cotas, quando o curso recebeu públicos diversificados, mas revelou fragilidades no processo formativo docente, com poucas temáticas ligadas aos povos indígenas; inoperâncias entre o direito prescrito e o direito materializado quanto à inserção, permanência e profissionalização docente de estudantes indígenas; desafios para a ação docente em suas comunidades, num contexto de formação deficitário. Revelou-se também a distância entre a universidade, enquanto espaço de formação, e as escolas, campos de atuação profissional de licenciados/as.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Educação. Professor na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2.

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Soares, L. de V., Colares, M. L. I. S., & Colares, A. A. (2025). Formação inicial na docência indígena: percepções em um curso de pedagogia na Amazônia. Retratos Da Escola, 19(43), 51–70. https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2418

Edição

Seção

Formação e trabalho de Docentes Indígenas