Neoconservadorismo, homeschooling e Conselho Tutelar

o direito à educação em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2242

Palavras-chave:

Homeschooling, Conselho Tutelar, Neoconservadorismo, Direito à educação

Resumo

O novo conservadorismo avança na sociedade brasileira, seus/suas atores/atrizes e princípios alcançam o Congresso Nacional, propostas educacionais e órgãos como o Conselho Tutelar. Tendo em vista o papel do órgão na proteção de crianças e adolescentes, este artigo busca compreender de que forma o Conselho Tutelar tem sido instrumentalizado por defensores/as do homeschooling. Adotamos uma abordagem qualitativa, tendo como fonte empírica legislações, matérias jornalísticas e postagens no Instagram. Concluímos que defensores/as do homeschooling buscam ocupar espaços institucionais, como o Conselho Tutelar, para promover uma agenda alinhada a valores morais, cristãos e conservadores. Além disso, visam contrabalançar as influências progressistas nas políticas educacionais. Tal instrumentalização representa uma ameaça à educação democrática e à laicidade ao consolidar a centralidade da ‘família tradicional’ e buscar limitar a intervenção estatal na educação.

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Biografia do Autor

Helce Amanda Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias. Membro do Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização Educação vinculado à Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora de Pesquisadores de Campo da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência.

Ingrid Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Membro do Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias. Professora substituta no departamento de Ciências e Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Moreira, H. A., & Gomes, I. de F. (2024). Neoconservadorismo, homeschooling e Conselho Tutelar: o direito à educação em disputa. Retratos Da Escola, 18(42). https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2242

Edição

Seção

Conservadorismos na educação básica