Reformas empresariais conservadoras
os impactos na docência
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2222Palavras-chave:
Educação Básica, Conservadorismo, (Contra)Reformas Educacionais, Base Nacional Comum, Impactos DocênciaResumo
Este artigo reflete sobre as relações entre políticas conservadoras e destruição de carreira e trabalho docentes na Educação Básica. Revisaram-se análises e produções, autores/as de referência na temática, e legislações, partindo da constatação que a educação pública no Brasil é gradativamente atacada, desqualificada e deslegitimada junto à sociedade. Existem várias estratégias para tanto: sucateamento mediante redução dos investimentos; destruição da carreira docente com contratos precários e temporários; descontinuidade das políticas educacionais de estado; negação do direito à educação de qualidade a grande maioria de estudantes pobres; descumprimento do Plano Nacional de Educação – PNE, planos estaduais e municipais e descumprimento da legislação educacional. No país das desigualdades históricas e estruturais, as atuais (contra)reformas estão na contramão da escola pública – “máquina de fazer democracia” – que Anísio Teixeira tanto defendia. Essas reformas são estratégias da elite conservadora para manutenção e aprofundamento do apartheid social.
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