Programa Ensino Integral da rede estadual paulista
uma análise a partir da percepção dos/das estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2191Palavras-chave:
Ensino Integral, Programa Ensino Integral, Juventudes, Desigualdades escolaresResumo
O artigo analisa a percepção de jovens sobre o Programa Ensino Integral – PEI, implementado na rede estadual de educação de São Paulo desde 2012. Foram entrevistados 9 ex-estudantes de escolas PEI da região metropolitana de São Paulo, considerando: i) adesão ao PEI; ii) impactos nas trajetórias de escolarização; iii) processos de exclusão/gentrificação escolar e sua relação com a implementação do Programa. Os resultados indicam que a percepção sobre esses aspectos está condicionada por desigualdades de condições de vivência do Programa, ao mesmo tempo em que contribuem para o entendimento de mudanças na implementação do PEI entre 2012 e 2023. Evidências de outras investigações mostram que o Programa não tem contribuído para a equidade de acesso e permanência no Ensino Médio, mas tem reproduzido e ampliado desigualdades, com efeitos sobre as trajetórias escolares e o direito ao Ensino Médio que precisam ser melhor investigados.
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