Programa Ensino Integral da rede estadual paulista

uma análise a partir da percepção dos/das estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2191

Palavras-chave:

Ensino Integral, Programa Ensino Integral, Juventudes, Desigualdades escolares

Resumo

O artigo analisa a percepção de jovens sobre o Programa Ensino Integral – PEI, implementado na rede estadual de educação de São Paulo desde 2012. Foram entrevistados 9 ex-estudantes de escolas PEI da região metropolitana de São Paulo, considerando: i) adesão ao PEI; ii) impactos nas trajetórias de escolarização; iii) processos de exclusão/gentrificação escolar e sua relação com a implementação do Programa. Os resultados indicam que a percepção sobre esses aspectos está condicionada por desigualdades de condições de vivência do Programa, ao mesmo tempo em que contribuem para o entendimento de mudanças na implementação do PEI entre 2012 e 2023. Evidências de outras investigações mostram que o Programa não tem contribuído para a equidade de acesso e permanência no Ensino Médio, mas tem reproduzido e ampliado desigualdades, com efeitos sobre as trajetórias escolares e o direito ao Ensino Médio que precisam ser melhor investigados.

 

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Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Geografia, Professor no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Felipe Garcia Passos, Instituto Federal do Pará

Mestre em Educação. Professor de Geografia do Instituto Federal do Pará.

Isabel Furlan Jorge, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Sociologia. Professora de Ensino Fundamental I na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

João Victor Pavesi de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Girotto, E. D., Passos, F. G., Jorge, I. F., & Oliveira, J. V. P. de. (2025). Programa Ensino Integral da rede estadual paulista: uma análise a partir da percepção dos/das estudantes. Retratos Da Escola, 19(43), 237–260. https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2191