A realidade como promotora do pensamento crítico
a construção de uma unidade temática sobre o tema gerador ‘lixo’
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v19i43.2126Palavras-chave:
Investigação temática, Abordagem temática freireana, Pensamento críticoResumo
Perante as diversas demandas de ordem mundial, destaca-se a necessidade de uma Educação em Ciências que promova o pensamento crítico, sobretudo em uma realidade na qual alunos/as carecem ponderar e se posicionar quanto às questões que envolvem seu cotidiano. Assim, neste trabalho analisamos um material elaborado com pressupostos de articulação entre o pensamento crítico e abordagem temática freireana. Diante das considerações inferidas, destacamos que a investigação temática no levantamento do tema gerador possibilitou a construção de um material voltado para a verificação do contexto, integrando um processo educativo cultural de premissa libertadora ao consentir ao/à aluno/a reconhecer as situações limitantes ao seu redor. Desse modo o material tem potencial para a construção de aulas que mobilizem capacidades de pensamento crítico voltadas para a democratização dos processos de ensino e aprendizagem.
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