Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Valorização de funcionários da escola, CNTE

Resumo

A acepção de valorização dos/das profissionais da educação tem se constituído no contexto das lutas históricas desses/as trabalhadores/as, comportando a articulação e a indissociabilidade entre a formação inicial e continuada, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde (CONAPE, 2021). Este dossiê, intitulado Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica, abre espaço para reflexões de pesquisadores/as que se debruçam sobre o tema da formação de funcionários/as da educação básica como componente da valorização da categoria e para aqueles/as que atuam em cursos de formação da categoria ou lutam para a sua materialização. O dossiê é composto por oito artigos encaminhados por autores/as convidados/as e artigos submetidos via edital de chamada pública, todos avaliados por parese especialistas na área. Os artigos situam os avanços e retrocessos da valorização de funcionários/as da educação básica pública, a partir das políticas de formação da categoria e dos desafios para a sua materialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás. Diretor Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE.

João Antonio Cabral de Monlevade , Universidade Federal do Mato Grosso

Doutor em Educação, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso e consultor legislativo aposentado do Senado Federal.

Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação, Técnica em Assuntos Educacionais no Centro de Formação do Instituto Federal de
Goiás, ex-professora da educação básica na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da educação
superior no Centro Universitário Alves Faria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 2, de 13 de maio de 2016. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior para Funcionários da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2016b. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/67200>. Acesso em: 08 set. 2019.

BRASIL. Portaria 1574, de 9 de agosto de 2023. Institui o Grupo de Trabalho com a finalidade de avaliar a

retomada e melhorias do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – Profuncionário. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?ata=11/08/2023&jornal=515&pagina=41&totalArquivos=120>. Acesso em 21 ago. 2023.

CONAPE. Conferência Nacional Popular de Educação 2022. Documento referência. Natal, RN, 2021. Disponível em: https://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2022/02/documento_referencia_da_conape_2022_final.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Fernandes Dourado, L., Cabral de Monlevade , J. A., & Diniz Barbosa Ribeiro, R. (2023). Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica. Retratos Da Escola, 17(38). Recuperado de https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1930

Edição

Seção

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica