Educação Integral e Inclusiva

potencialidades do Atendimento Educacional Especializado Colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1899

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação de Tempo Integral, Políticas Públicas Educacionais, Famílias

Resumo

Este trabalho teve como objetivo disseminar as práticas realizadas pela professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE atuante numa Escola Municipal de ensino fundamental em São Paulo/SP, Diretoria Regional de Ensino Penha, entre 2017 e 2021; retrata experiências do Atendimento Educacional Especializado para além da Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno em escola de Educação Integral. Consideraram-se as orientações da Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sobre estudantes da Educação Especial em tempo integral não atendidos/as em contraturno escolar, mas em Atendimento Educacional Especializado Colaborativo, em parceria com o/a professor/a do ensino regular. Os resultados referem-se a experiências e ações do Atendimento Educacional Especializado Colaborativo, em uma abordagem policêntrica, colocando o/a estudante como centro dessas ações, envolvendo todos/as os/as que participam de seu processo de desenvolvimento, o que se reflete em práticas pedagógicas mais inclusivas.

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Biografia do Autor

Amanda Santana Gomes-Silva, Secretaria Municipal de Educação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Bolsista CAPES. Professora de Atendimento Educacional Especializado na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Ana Paula Zerbato, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial. Professora da Faculdade de Educação, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Universidade de São Paulo.

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Gomes-Silva, A. S., Zerbato, A. P., & Gavioli Prieto, R. (2024). Educação Integral e Inclusiva: potencialidades do Atendimento Educacional Especializado Colaborativo. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1899

Edição

Seção

Relato de Experiência