Entre o inteligível e o sensível

a potência dos agenciamentos éticos, estéticos e políticos em formação continuada de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1862

Palavras-chave:

Formação continuada., Políticas de meritocracia., Educação da sensibilidade., Coletividade.

Resumo

Este artigo problematiza as políticas meritocráticas que aliançam processos de formação continuada à progressão funcional de professores/as, dissociando-os de uma educação da sensibilidade. Argumenta-se a favor de uma formação baseada na relação entre o inteligível e o sensível – uma educação ampliada, envolvendo dimensões éticas, estéticas, políticas movimentando o pensamento dos/das professores/as, fortalecendo um corpo docente coletivo, inventivo e desnaturalizando processos cristalizados. Metodologicamente, utilizaram-se redes de conversações com os/as envolvidos/as no trabalho docente em uma escola de educação infantil em região periférica, durante um semestre. Os resultados indicaram a constituição de novos territórios de sentidos como abertura para outros modos de existência nos cotidianos escolares. Conclui-se que processos de formação continuada não podem ser reduzidos à transmissão de informações, pois são movidos por problematizações dos cotidianos escolares que dão sentido à própria formação.

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Biografia do Autor

Hociene Nobre Pereira Werneck , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Carlos Pereira de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Fundamentos da Educação. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Nobre Pereira Werneck , H., Pereira de Melo, C., & Magalhães Carvalho, J. (2023). Entre o inteligível e o sensível: a potência dos agenciamentos éticos, estéticos e políticos em formação continuada de professores/as. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1862

Edição

Seção

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas