Era uma casa muito engraçada
a persistência da educação rural multisseriada em Japi/RN
DOI:
https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1813Palavras-chave:
Políticas Educacionais., Escolas Multisseriadas, Ensino de História., Educação Libertadora.Resumo
Através de uma narrativa que pode ser amargosa como as tantas juremas que recobrem a paisagem da região do Trairi/RN, este texto narra experiências e busca aguçar sentimentos e pensamentos sobre as escolas rurais isoladas e precárias, imersas numa bruma silenciosa. Foram mobilizadas imagens, falas de docentes, suas criações, toques e gestos que clamam por ação, reação e visibilidade. Destaca-se aqui o funcionamento da educação rural em quatro escolas de anos iniciais no contexto pós-pandemia da Covid-19 (2021-2022), num quadro preocupante diante das estratégias de recuperação mobilizadas por educadores/as nos últimos dois anos: o paradigma multisseriado. O levantamento de dados transcorreu durante pesquisa de mestrado profissional em ensino de História, buscando construir um produto educacional que compunha a parte propositiva da dissertação.
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