Era uma casa muito engraçada

a persistência da educação rural multisseriada em Japi/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1813

Palavras-chave:

Políticas Educacionais., Escolas Multisseriadas, Ensino de História., Educação Libertadora.

Resumo

Através de uma narrativa que pode ser amargosa como as tantas juremas que recobrem a paisagem da região do Trairi/RN, este texto narra experiências e busca aguçar sentimentos e pensamentos sobre as escolas rurais isoladas e precárias, imersas numa bruma silenciosa. Foram mobilizadas imagens, falas de docentes, suas criações, toques e gestos que clamam por ação, reação e visibilidade. Destaca-se aqui o funcionamento da educação rural em quatro escolas de anos iniciais no contexto pós-pandemia da Covid-19 (2021-2022), num quadro preocupante diante das estratégias de recuperação mobilizadas por educadores/as nos últimos dois anos: o paradigma multisseriado. O levantamento de dados transcorreu durante pesquisa de mestrado profissional em ensino de História, buscando construir um produto educacional que compunha a parte propositiva da dissertação.

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Biografia do Autor

André de Souza Soares, Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte

Professor da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte. Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Soares, A. de S. (2023). Era uma casa muito engraçada: a persistência da educação rural multisseriada em Japi/RN. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1813

Edição

Seção

Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas