Teoria da educação e pressupostos didáticopedagógicos

contribuições para uma educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1789

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação Escolar, Teoria da Educação, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar a importância da teoria da educação, principalmente da teoria pedagógica histórico-crítica, bem como de determinados desdobramentos didático-pedagógicos, para perspectivar e consolidar uma educação integral escolar, em especial na escola pública. A partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica, buscou-se apoio nos fundamentos da pedagogia histórico-crítica para estabelecer pressupostos que contribuam com o processo formativo integral do/da aluno/a em um sentido omnilateral. Em nota propositiva, conclui-se sobre a importância de enfatizar uma teoria pedagógica (enquanto ciência autônoma e unificada da e para a educação) para o trabalho educativo, capaz de oportunizar condições objetivas no processo de ensino e aprendizagem, para o processo formativo integral do/da aluno/a. Para isso, não basta qualquer teoria pedagógica, mas uma que parta de uma concepção crítica, mais precisamente, a concepção histórico-crítica de educação.

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Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica.

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Bernardo Silva, M. (2024). Teoria da educação e pressupostos didáticopedagógicos: contribuições para uma educação integral. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1789

Edição

Seção

Espaço Aberto