Oferta do Profuncionário

a experiência do Instituto Federal de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1784

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Funcionários da educação, Políticas de formação e valorização

Resumo

Toda política voltada para a formação de trabalhadores/as da educação básica encontra-se vinculada a sujeitos/as concretos/as, pertencentes a um contexto histórico no qual concepções de educação e trabalho se articulam a objetivos específicos. A formação inicial e continuada de funcionários/as da educação foi referendada pelo Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, instituindo a Política Nacional
de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Entendendo que a formação é condição sine qua non para a valorização de funcionários/as, o presente texto apresenta as experiências do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com o Programa Profuncionário. Dada sua importância e abrangência para formação, reconhecimento e valorização da categoria, enfatiza-se a necessidade de endossar a luta por valorização e efetivação de políticas de formação inicial e continuada que contemplem as áreas de atuação de trabalhadores/as no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Helen Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Letras e Linguística. Diretora do Centro de Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Ruth Aparecida Viana da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Educação e professora efetiva do Instituto Federal Goiano.

Milton Ferreira de Azara Filho, Instituto Federal de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Goiás. Técnico de Laboratório em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Pereira, H., Viana da Silva, R. A., & Ferreira de Azara Filho, M. (2023). Oferta do Profuncionário: a experiência do Instituto Federal de Goiás. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1784

Edição

Seção

Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica